sábado, 2 de março de 2013

Em Ipira (BA) Neurilan conhece fabrica de calçados e se reúne com empresários

Nesta sexta-feira (01.03) o prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga, esteve na cidade de Ipira na Bahia, onde visitou três fábricas de calçados, bolsas, cintos e carteiras de couros e tênis esportivos, ele visitou ainda laticínios da região para conhecer o processo de produção e comercialização.

O município de Ipirá é um grande produtor de leite e de calçados no Estado da Bahia, e a visita foi estratégica, objetivando ver de perto a cadeia de produção e conversar com os empresários do setor e apresentar o município como uma alternativa para expansão dos negócios, além de obter informações a respeito das experiências vividas pelos empresários e pessoas ligadas diretamente na cadeia de produção.

“Pude conhecer as experiências e aproveitei para conversar com os empresários do setor, convidando-os para conhecer Nortelândia e investir na cidade, já que na área de calçados, bolsas, cintos e carteiras não existem concorrentes no Mato Grosso” salientou Fraga. Ele disse ter ficado bastante satisfeito com o resultado dos encontros e esta otimista com a possibilidade de os empresários visitarem Nortelândia para conhecer sua potencialidade, avaliando as condições de investirem na cidade.

Ainda de acordo com o gestor municipal, haverá novas conversas e entendimentos com os empresários do setor de bolsas e calçados para que estes possam vir a Nortelândia, e obter as informações que precisam para avaliar as condições do Estado e da Região em sediar uma planta industrial com a matéria prima do couro. “A industrialização e beneficiamento do couro geram muitos empregos diretos e indiretos, e ainda aumenta a receita do município, sendo notadamente uma alternativa viável para alavancar nossa economia” pontuou Neurilan.

O prefeito de Nortelândia já visitou mais de dez cidades do estado, onde conheceu projetos e programas de geração de emprego e renda, através de diversas cadeias produtivas, muitas delas desenvolvidas com a utilização da técnica de irrigação, em regiões de clima seco no sertão baiano, principalmente no fomento a agricultura familiar com o sistema de irrigação de hortaliças e frutas (cenoura, beterraba, cebola e banana) em pequenas e médias propriedades.

Ficou praticamente acertada a vinda a Nortelândia nos próximos, de um engenheiro agrônomo, produtores e um especialista em montagem de sistema de irrigação na produção de cenoura, cebola e beterraba, que deverão contar a sua experiência aos proprietários rurais locais e incentivá-los a ingressarem nesta atividade, que possui alta rentabilidade e mercado promissor. Neurilan Fraga pretende implantar um sistema experimental de irrigação no plantio de cebola, beterraba e cenoura em Nortelândia, para avaliar o seu desempenho, e assim ter mais uma alternativa para o meio rural. 

Neurilan Fraga visitou os municípios de João Dourado, Xique-xique, São Gabriel, Lapão, Canarana, América Dourada e Irecê, além de outros nas regiões de Ibipeba e Miroros, todos desenvolvendo projetos e programas interessantes que transformaram a vida de milhares de pessoas, incrementando a renda e a economia das regiões contempladas.

Fonte: Edivaldo de Sá/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário