segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Engenheiro afirma que água de Diamantino é de boa qualidade

Estação de Tratamento de Água (ETA) do Novo Diamantino
A manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Novo Diamantino para troca e modernização da bomba dosadora dos produtos para limpeza, ocasionaram a interrupção momentânea do serviço em alguns bairros do município, com a substituição da peça antiga o abastecimento voltou à normalidade.

Com o trabalho de reparo e modernização adveio de algumas residências no bairro Novo Diamantino receberam água com a coloração mais escura, o fenômeno ocorreu pela manutenção na ETA, mas durante todo o processo especialistas acompanharam a qualidade da água que chegou às torneiras das casas e constatou que estava nos padrões da Portaria 518 do Ministério da Saúde que normatiza a potabilidade da água para o consumo humano, analisando a cor, turbidez, pH e cloro.

Em atendimento às exigências estabelecidas, a qualidade da água é analisada desde a origem até os pontos de consumo.

Quando as amostras da rede de distribuição apresentam resultados fora dos padrões estabelecidos, o problema é imediatamente solucionado para que a qualidade volte ao normal. Depois de todas as providências tomadas, a água passa por novos testes.

O engenheiro sanitarista da Prefeitura de Diamantino, Alberto Duailibi Júnior acompanha com freqüência toda análise e resultado da potabilidade e afirmou que Diamantino oferece água de boa qualidade.



Entenda os parâmetros analisados

Cloro e cloroamoniação – O cloro é um agente bactericida. É adicionado durante o tratamento, com o objetivo de eliminar bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes na água..

Turbidez – É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.

Cor – A cor é um dado que indica a presença substâncias dissolvidas na água. Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. De acordo com a Portaria, o valor máximo permissível de cor na água distribuída é de 15,0 U.C.

pH – O pH é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina. É um parâmetro que deve ser acompanhado para melhorar os processos de tratamento e preservar as tubulações contra corrosões ou entupimentos. Esse fator não traz riscos sanitários e a faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5.

Coliformes – Grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente. Alguns tipos ser encontrados também no meio ambiente. Nos laboratórios, são realizadas análises para identificar uma possível contaminação.

Fonte: Redação – O Divisor

Um comentário: