segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Diamantino: MT Hemocentro é excelência na captação de sangue no Estado

O MT Hemocentro tem cobertura estadual de 100% na oferta do sangue. Para tanto conta com 17 Unidades de Coleta e Transfusão e 30 Agências Transfusionais distribuídas em 13 microrregiões de Saúde do estado. Segundo a diretora Geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani, a unidade estadual, tem em suas instalações laboratórios de análise clínica, coagulação, imunohematologia e sorologia.

A diretora faz questão de destacar um fator importante que vem possibilitando nos últimos anos atingir êxito nos resultados alcançados até agora. A excelência no atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população, o que torna o MT - Hemocentro como referência estadual em hematologia e hemoterapia.

“A unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores que doem sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação, e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado de Mato Grosso. O ato de doação é um ato espontâneo que salva vidas”, esclareceu Eliana Rabani.

Todos os anos, o MT-Hemocentro busca manter um calendário de ações alusivas ao Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Nacional do Doador Voluntário e Natal. Além dessas datas pontuais, a captação do sangue é feita de forma continuada com palestras, distribuição de material educativo em escolas, empresas e instituições e permanência da Unidade Móvel em praças públicas. “O objetivo do MT - Hemocentro, durante as campanhas, é atrair novos doadores, reforçando a voluntariedade dos já fidelizados para manter o estoque seguro principalmente quantos aos fatores RH negativos, que são de incidência mais rara na população”, disse a diretora.

O Hemocentro além de trabalhar com os serviços de Doação de Sangue atua também como captador do serviço de Redome. O serviço tem como principal objetivo cadastrar doadores voluntários de medula óssea reunindo informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar a medula para transplante.

O MT - Hemocentro consolida sua estratégia político administrativa, com a aprovação e regulamentação do Plano Diretor de Assistência Hemoterápica e Hematológica do Estado, “Com isso conseguimos garantir a cobertura e ao mesmo tempo possibilitar o acompanhamento e a avaliação do cumprimento de metas pactuadas, além da garantia de hemocomponentes em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda em todo Estado”, destacou Eliana.

As Agências Transfusionais se encontram nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e, na capital, no Hospital Universitário Julio Muller.

Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário