sábado, 18 de agosto de 2012

Mato Grosso participa de campanha nacional de segurança com energia elétrica

Pelo sétimo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) promove a Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. A Cemat é uma das empresas que participam do evento e, por isso, realizará diversas ações entre os dias 20 e 24 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população mato-grossense sobre os cuidados que devem ser tomados com a rede elétrica. 

Palestras em escolas e canteiros de obras, distribuição de panfletos e cartilhas e veiculação de spots nas rádios são algumas das atividades que serão desenvolvidas em Mato Grosso. A campanha deste ano tem como slogan Segurança – Escolha a vida e procura chamar a atenção das pessoas para os cuidados que devem ser tomados em quatro atividades: instalação de antenas, soltar pipas, construção civil e furto de energia elétrica. 

Em Mato Grosso, as atividades de conscientização serão realizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Confresa e Juina. Em 2011, a Cemat registrou 25 acidentes envolvendo a rede elétrica em Mato Grosso, sendo que 17 deles foram fatais. Este ano ocorreram 11 acidentes, que resultaram nas mortes de seis pessoas. “Com a Semana Nacional de Segurança queremos chamar a atenção das pessoas e alcançar o nosso maior objetivo, que é zerar o número de acidentes com a rede elétrica”, disse Heitor Ragalci Galdino, coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Cemat. 

 O número de acidentes envolvendo a rede elétrica em todo o país ainda á alto. Em 2011, foram registrados 856 acidentes, que provocaram as mortes de 315 pessoas. Entre as ocorrências, a construção e manutenção predial lidera o ranking com 82 mortes, seguida das ligações clandestinas, com 60 mortes. Em Mato Grosso a situação se repete. A maior parte dos acidentes está relacionada à construção civil, ligações clandestinas de energia e uso de maquinários na zona rural. 

 Apesar das distribuidoras investirem na melhoria das condições de segurança das suas redes, também é fundamental conscientizar a população. “Por meio desse trabalho de divulgação sobre a rede elétrica e os perigos que ela oferece, queremos impedir que se repitam os erros que tiraram as vidas de outras pessoas”, disse Heitor Galdino, ressaltando que a Semana Nacional de Segurança pretende mostrar à população que a adoção de cuidados simples pode evitar os acidentes.

Fonte: Expresso MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário